Notícias

Com dois carros da equipe na disputa, a ProMacchina comemora a liderança na categoria protótipos e a vitória do superprime   Barretos, SP, 15 de março - O Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country começou de forma excelente para a ProMacchina. Ainda que desfalcada da dupla Felipe Bibas/ Emerson Cavassim, a equipe cumpriu seu maior objetivo, sair na frente na briga pelo título da temporada brasileira de 2009.  Mas nada foi fácil, o trecho cronometrado de hoje repetiu o mesmo percurso de ontem, com 106 quilômetros de pista travada, escorregadia e enlameada. "Apesar do percurso ser o mesmo de ontem, hoje o piso estava um pouco mais seco e optamos por uma tocada até mais ousada. Foi necessário andar mais forte porque com apenas uma especial de 106 quilômetros quem quer bons resultados precisa acelerar com vontade. Os pilotos que aqui estão são muito bons, brigam por décimos de segundos e o rali se transforma em um verdadeiro pega dentro do trecho com os dez primeiros carros chegando bem próximos. Quanto à nós, mantivemos a estratégia de focar nosso objetivo que é conquistar o campeonato, e por isso estamos muito felizes por sairmos de Barretos na liderança de nossa categoria, a protótipos", comemora Stanger Eller. Na especial deste domingo Riamburgo e Stanger fecharam o dia em segundo na classificação geral, e por isso nem a vitória de Jean Azevedo/ Youssef Haddad conseguiu roubar da dupla cearense a liderança do brasileiro, já que no sábado, primeiro dia de prova, Jean ficou com a quarta colocação. "No Rally de Barretos cada dia de prova pontua como uma etapa para o brasileiro. Ontem vencemos o dia em nossa categoria e sabíamos que hoje precisávamos acelerar forte mas conscientes de que não havia necessidade de correr riscos desnecessários. Teremos um ano inteiro de competições e nele cada etapa vencida, cada pontuação conquistada, fará diferença para o resultado final. Mesmo sendo uma prova curta, que aparentemente funciona como um tudo ou nada, ela faz parte de um todo e hoje vencemos o primeiro round", explica Riamburgo Ximenes. Se por um lado Ximenes e Eller cumpriram a lição de casa e tiraram 10 na prova final, do outro, a dupla paranaense Maurício Neves e Leandro Ferrarini mesmo com os problemas do primeiro dia não perderam viagem. Na especial de hoje, uma pane elétrica danificou o parabrisa do carro deles, sem visibilidade devido a grande quantidade de lama e água que ainda permaneciam no trecho, a dupla fechou o dia em quinto lugar na categoria protótipos. Porém, isso não os desmotivou e no Superprime, pelo terceiro ano consecutivo, levantaram a galera e deram um show de perícia e velocidade na pista montada no parque do peão boiadeiro.   Maurício Neves/ Leandro Ferrarini vencem o Superprime "O Superprime é uma disputa que adoro. Nele o público é presença certa, e dar à eles um grande espetáculo é nossa obrigação. Isso fomenta a admiração ao esporte, enche os olhos de quem assiste e estimula as pessoas a quererem ver o rali mais vezes. Como em Barretos acontece uma premiação especial para a somatória das duas tomadas de tempo na pista do parque, uma no sábado e outra fechando o evento no domingo, esse resultado é muito valorizado e por isso estou muito feliz em tê-lo conquistado pela terceira vez  seguida", declara Maurício Neves. A ProMacchina é atual campeã brasileira na categoria protótipos com Maurício Neves e sai de Barretos na liderança da temporada 2009 com Riamburgo Ximenes. Com estes resultados a equipe mostrou mais uma vez que vencer faz parte da sua trajetória. No Rally de Barretos o time apenas começou seu caminho rumo à conquista de um título inédito para Ximenes/Eller e comprovou a invencibilidade de Maurício/Leandro em pistas fechadas. A próxima etapa do Campeonato Brasileiro acontecerá de 29 de abril a 3 de maio, no Rio Grande do Norte, com o RN1500. Lá o time estará completo, os cearenses Riamburgo/Stanger vão tentar o Tricampeonato, os paranaenses Maurício/ Leandro e Felipe/ Emerson vão em busca de um título inédito. Juntos, eles querem mais uma vitória para a ProMacchina Rally. A ProMacchina tem o patrocinio de Cimed/ Pague Menos, Nacional Gás, Mitsubishi Motors Brasil, Unilance Consórcios, Pirelli, Ponto da Moda e Ypióca. Apoio: Avalon Taxi Aéreo, Mahle original, EBC brakes.  
Com muita disputa, alegrias e tristezas, a equipe venceu o prólogo e a especial do sábado Barretos, SP, 14 de março - O Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country começou neste sábado, em Barretos, SP,  cheio de disputas e muitas possibilidades de conquista para os 37 carros que participam  da competição. A programação do dia teve inicio com o Prólogo, que aconteceu em uma pista fechada de aproximadamente dois mil metros, repleta de curvas, muita ação, e que define a ordem de largada para os trechos cronometrados. Habilidade, técnica, e sangue frio para acelerar sem receios, são fundamentais para quem quer largar entre as primeiras posições. Especialmente em Barretos, o prólogo é um show à parte com saltos e pegas que levantam o público e empolga competidores. Melhor para os paranenses Maurício Neves e Leandro Ferrarini, que pela terceira vez consecutiva vencem a tomada de tempo, que vale até um troféu especial. "O prólogo é um momento muito bom pelo contato com o público e com os outros concorrentes porque a pista é dupla e permite um bom pega entre os competidores. Funciona bem porque os carros são posicionados em pistas separadas, largam lado a lado e por isso agrada tanto a quem vem conferir o rali de perto. Apesar de não pontuar para a prova, o resultado do prólogo somado ao do superprime( que acontece na mesma pista no encerramento do evento), tem premiação à parte, e nós estamos de olho nesse troféu", explica Maurício. O trecho cronometrado do dia teve início as 13:30h, com 106 quilômetros o percurso ele variava curvas, com poucos trechos de alta repletos de erosões, alagados e muita lama devido a chuva que caiu nos últimos dias na região. Para as duplas da ProMacchina, alegrias e tristezas. Maurício Neves e Leandro Ferrarini largaram em primeiro, mas quase no meio do percurso, Leandro passou mal e Maurício optou por abandonar à prova e garantir que seu navegador pudesse ser atendido pela equipe médica o mais rápido possivel. "O Leandro sentiu-se mal e começou a vomitar muito, mesmo parando para vermos se ele poderia melhorar, percebi que seria imprudente fazê-lo permanecer dentro de um carro de corrida", explicou Maurício ao chegar ao apoio. Depois de atendido e medicado, Leandro recuperou-se e passa bem. Amanhã a dupla larga para o segundo dia da competição. Enquanto isso, na trilha Riamburgo Ximenes e Stanger Eller pisavam forte e garantiram a vitória na categoria protótipos. Um excelente retorno para o piloto cearense depois de cinco anos de ausência no campeonato brasileiro. "Estamos muito felizes por começarmos vencendo em nossa categoria e porque sinto que ainda posso buscar mais em relação ao desempenho do meu carro, apesar deste ser o meu segundo rali na EvoProm estou radiante pois sei que, mesmo com resultados tão bons como o de hoje, ainda posso tirar mais dele. O Rally de Barretos é uma prova bem elaborada, que não permite erros, e está mais técnica do que eu esperava. Porém amanhã tem mais, estamos valorizando e trabalhando cada dia dentro de uma estratégia maior, concentrados no nosso objetivo que é o campeonato brasileiro" comenta Riamburgo. "A navegação foi primordial para um bom resultado. Amanhã teremos o mesmo trecho em jogo, os mesmos 106 quilômetros e que podem ou não trazer mudanças. Até agora, o céu em Barretos está limpo e a noite agradável, mas caso na madrugada tenha chuva, poderemos ter mais lama e piso ainda mais liso amanhã", esclarece Stanger Eller, navegador de Riamburgo. A ProMacchina, sente ainda o desfalque da dupla Felipe Bibas/Emerson Cavassim, obrigada a desistir de sua participação em Barretos no início da noite de ontem em função de uma forte crise de garganta em Felipe, que com febre alta e fortes dores no corpo não pôde estar presente. Confira a programação deste domingo, 15 de março, dia que será decisivo para o Rally de Barretos: 10h30 - Especial - 125 km + 25 km deslocamento 13h30 -  Super Prime e Premiação A ProMacchina tem o patrocinio de Cimed/ Pague Menos, Nacional Gás, Mitsubishi Motors Brasil, Unilancer Consórcios, Pirelli, Ponto da Moda e Ypióca. Apoio: Avalon Taxi Aéreo, Mahle original, EBC brakes.
Curitiba, 10 de março - Vai começar a temporada 2009 de rali cross country, e a prova de abertura acontece neste final de semana, em Barretos, SP. Muito elogiado nos últimos dois anos, o Rally de Barretos começa nesta sexta-feira 13 de março, com a chegada das principais equipes do país para as vistorias técnicas e largada promocional.   A ProMacchina, equipe atual Bicampeã do Rally de Barretos e Campeã Brasileira de Rally Cross Country, já está em Barretos e neste momento aguarda o início das vistorias. Até o ano passado, a ProMacchina era formada apenas pelas duplas paranaenses, Mauricio Neves/ Clécio Maestrelli e Felipe Bibas/ Emerson Cavassim,  que juntas conquistaram sete títulos nacionais além de importantes campeonatos e ralis por todo o Brasil.  Para 2009 mudanças foram anunciadas, a principal é a chegada de uma terceira dupla ao time, os cearenses Riamburgo Ximenes e Stanger Eller foram convidados pela ProMacchina para somar forças e buscar vitórias. "O convite da ProMacchina foi motivador para minha volta ao Campeonato Brasileiro depois de uma ausência de 5 anos. Os carros do time trazem a assinatura do Maurício, que trabalha incansavelmente na busca do melhor desempenho e dedica-se de forma apaixonada ao rali cross country. Os títulos conquistados pela equipe nos últimos anos comprovam a qualidade do seu trabalho e do empenho de toda a equipe. Isso tudo é fundamental porque vamos enfrentar uma temporada de muita competitividade, com um grid que reunirá os melhores pilotos, navegadores, carros e equipes do Brasil",  Riamburgo Ximenes.   Riamburgo traz na bagagem 4 títulos conquistados no Rally internacional dos Sertões, além da experiência em provas internacionais como o Dakar, do qual participou em 2007 e destacou-se como o melhor estreante na sua categoria,a T1 Diesel. A outra novidade, é a saída de Clécio Maestrelli que cede lugar à Leandro Ferrarini, e passa à ele a responsabilidade de navegar para o piloto Pentacampeão Brasileiro de Rally Cross Country, Maurício Neves. "Clécio foi meu navegador nos últimos três anos e juntos conquistamos títulos importantes, foram dois Campeonatos Brasileiros, o Sertões 2007 e a Mitsubishi Cup em 2008. Clécio sai por querer vivênciar novas experiências, é um grande amigo e estamos torcendo para que ele conquiste seus objetivos pessoais. O Leandro sempre esteve ligado à equipe,  por isso acompanho de perto seus resultados, conheço seu potencial e o convidei para ser meu navegador", explica Maurício, piloto campeão das duas últimas edições do Rally de Barretos que complementa, " Barretos em suas edições passadas sempre foi uma prova rápida, com boas variações de piso e que envolve o público e a cidade. Venci as duas edições anteriores, conheço bem as características de lá, porém a organização promete surpresas para este ano, o que me leva a crer que será melhor ainda". Para Felipe Bibas/ Emerson Cavassim, Bicampeões Brasileiros, a expectativa é das melhores, mesmo depois de um 2008 desanimador e sem grandes resultados, a dupla deixa para traz os dias maus e segue em frente, pronta para novas conquistas. "Estamos animados com Barretos, o grid de 37 carros é maravilhoso para este inicio de campeonato e vai esquentar a briga pela vitória. Está será uma prova curta que exige reações rápidas, pouquíssimos erros e muita velocidade", avalia Felipe. O Carro A ProMacchina é conhecida por seu trabalho em desenvolver carros campeões. O carro das duplas do time será a EvoProm, com chassi tubular, câmbio sequencial de seis marchas, motor mitsubishi de 3.2 l diesel e 16 válvulas. Sua potência é estimada em 270cv,  com torque de 80 kgfm. O carro segue as normas FIA( Federação Internacional de Automobilismo), tanto tecnicas quanto de segurança. Destaque para alguns ítens como: - Tanque homologado FIA construido em borracha  anti-chamas com capacidade para até 400 litros de combustível. - Freios exclusivos da marca Tar.ox italiana cuja vantagem é a presença de 10 pistões na pinças dianteiras e 6 nas traseiras, que amplia em muito a capacidade de frenagem do carro. Vale salientar que este modelo é exclusivo da equipe, resultado de quase 3 anos de desenvolvimentos e testes, que foram finalizados durante o campeonato de 2007. Portanto, o carro para este ano é o mesmo de 2008, com novos ajustes que priorizam otimizar detalhes importantes para um melhor resultado do conjunto. A Prova O Rally de Barretos é a prova de abertura da temporada 2009 de Rally Cross Country no Brasil. Bem elabora, técnica e com boa variação de trechos reunirá os principais competidores do certame nacional em seus 300 quilômetros. Sua programação acontece em três dias: Sexta-feira , 13 de março: 14h às 17h - Apresentação para vistoria técnica e administrativa 19h45 - Parque fechado – Parque dos Lagos 20h45h - Briefing 21h30 - Largada Promocional      Sábado, 14 de março                                                                                                                         8h - Apresentação para vistoria com multa 10h30 - Prólogo 13h30 - Especial – 125 km + 25 km deslocamento 19h30 – Briefing Domingo, 15 de março 10h30 - Especial - 125 km + 25 km deslocamento 13h30 -  Super Prime e Premiação   A ProMacchina tem o patrocinio de Cimed/ Pague Menos, Mitsubishi Motors Brasil, Unilancer Consórcios, Pirelli. Apoio: Avalon Taxi Aéreo, Mahle original, EBC brakes.
Depois de conquistar os principais títulos nacionais no rali cross country, piloto paranaense volta as suas origens e busca a vitória no IRC, Intercontinental Rally Challenge Foram meses de preparativos e expectativas para o Intercontinental Rally Challenge, o IRC, que pela primeira vez chega ao Brasil. A etapa que começa nesta quinta-feira 5 de março, em Curitiba, Paraná, pontua como a segunda da temporada 2009. Para receber o IRC, a prova escolhida foi o tradicional Rally da Graciosa, que este ano, em sua 29ª edição foi rebatizado de Rally de Curitiba e será palco de um retorno muito especial. Conhecido e admirado por seus títulos e conquistas no rali brasileiro, o piloto paranaense Maurício Neves, pentacampeão brasileiro de rally cross country e campeão do Rally Internacional dos Sertões 2007, volta as suas origens e participa do IRC a convite da Chevrolet Rally Team. "Há dez anos eu começava no rali de velocidade e logo na minha primeira temporada, em 1999, tive o privilégio de ser campeão brasileiro na categoria N-3.  De lá pra cá, muita coisa aconteceu. Em 2002, surgiu a oportunidade de me dedicar totalmente ao rali cross country e fui recompensado com importantes vitórias e títulos nacionais. Porém, como nunca deixei de pensar em voltar as provas de velocidade, ao receber o convite da Chevrolet percebi que já era hora de retornar para um estilo de rali que realmente gosto muito, e ainda comemorar meus 10 anos no esporte de forma especial, participando de toda a temporada 2009", comenta Mauricio. Com características diferentes, velocidade e cross country são ralis que geram disputas incríveis e que exigem competência para chegar a vitória. Para alcançar este objetivo Maurício terá ao seu lado Armando Miranda, seu navegador também em 1999. Os dois estarão a bordo do carro atual campeão, o Celta da Chevrolet Rally Team. E a dupla, 100% paranaense, quer fazer bonito e vai entrar na pista para buscar o primeiro lugar na sua categoria, a N2. "Ao terminar o reconhecimento das especiais eu vi o quanto esse rali será incrível. Todos os trechos estão muito técnicos e percebe-se o quanto a organização cuidou para que esta prova seja exigente, rápida e seletiva. Na especial de Bocaiúva, por exemplo, serão 28 quilômetros com mais de 500 curvas, com pontos altos, cegos, que vamos fazer de 4ª e 5ª marcha. Será um rali de gente grande", avisa Maurício, perfeitamente adaptado ao Celta Rally, 4x2 com tração dianteira e sem blocante. A chegada do IRC a Curitiba complementa uma festa que inclui outra grande categoria do automobilismo mundial. No mesmo fim de semana, a cidade recebe o World Touring Car Championship, ou WTCC. As duas categorias são promovidas pela Eurosport e terão suas estruturas montadas no Autódromo Internacional de Curitiba. Os carros de rali aceleram pela primeira vez nos trechos de Curitiba a partir desta quinta-feira (5) com o shakedown – a única chance para os pilotos testarem os equipamentos antes do início das especiais. A atividade está agendada das 07h00 até 11h00 da manhã. A tarde acontece a largada promocional do rali, às 15h30 na rua XV de novembro, no centro da cidade. De lá, todos vão até o Parque das Pedreiras, para uma apresentação oficial seguida de encontro com a imprensa para entrevistas, com início previsto para 18h30. Os carros partem para as primeiras especiais às 08h00 de sexta-feira (6). 2009, um ano de muitas disputas. Apesar do retorno às provas de velocidade, Maurício Neves é nome certo na temporada 2009 de rali cross country. Além de ser o piloto atual campeão da principal categoria, a protótipos, ele também se destaca por ser um dos melhores preparadores de carros para rali do Brasil.  Sua equipe, a ProMacchina, terá um time reforçado para a disputa. A etapa de abertura do campeonato brasileiro de rali cross country acontece nos dias 14 e 15 de março, em Barretos/SP.  
  Fellipe Bibas e Emerson Cavassin conquistaram Campeonato Brasileiro de Cross Country e Mitsubishi Cup Sudeste em 2007 A dupla curitibana Fellipe Bibas e Emerson Cavassin recebe hoje o troféu pela conquista do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country de 2007 em cerimônia promovida pela Confederação Brasileira de Automobilismo, CBA, no Hotel Transamérica, em São Paulo. Além do troféu de Campeão Brasileiro Bibas e Cavassin também receberam o troféu de campeões da Mitsubishi Cup Sudeste na categoria L200 Máster, a mais importante deste certame, cuja temporada de 2008 inicia sábado, em Jaguariúna (SP).   O evento da CBA, que abre oficialmente a temporada brasileira do esporte, reunirá os grandes nomes do esporte a motor nacional para celebrar os campeonatos da última temporada. Para Bibas e Cavassin, que também conquistaram o Campeonato Paulista da modalidade e a Mitsubishi Cup Sudeste na categoria L200 Máster, o troféu que será recebido no jantar de gala anual da CBA é motivo de orgulho. “Para quem iniciou no automobilismo como navegador em um rally regional há poucos anos, receber o troféu de campeão brasileiro num ano em que nossa equipe venceu os quatro maiores eventos do cross country brasileiro faz desta oportunidade uma ocasião ainda mais especial”, declarou Bibas ao lembrar o triunfo de Maurício Neves e Clécio Maestrelli no Rally dos Sertões de 2007. Emerson Cavassin por seu lado comentou sobre a responsabilidade que as conquistas da equipe ProMacchina representam ao mencionar o crescimento “ano a ano apresentado pelo rally brasileiro ano a ano graças à incorporação de novas equipes ao mesmo tempo que o padrão tecnológico das equipes é elevado. Isso só torna ainda mais apaixonante o desafio de repetir o título em 2008 e garantir que em 2008 voltaremos a participar desta festa.” A equipe Promacchina Rally é patrocinada pela Mitsubishi, Cimed Genéricos, VIVO, Unilance Consórcios, Avalon Táxi Aéreo e conta com o apoio técnico da Mahle Original, Mahle Filters, TSW rodas, EBC Brakes e BorgWarner Turbos. Wagner Gonzalez Crédito das fotos: José Mário Dias (HL Studio)/ProMacchina

Projetos

Próximos Eventos

Sem Eventos

Parceiros

 

ekron 200

 

A ProMacchina Motorsport é representante exclusivo para todo o Brasil

tarox EVOcorse220
   
Inicio